PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL TRAZIDAS PELO DECRETO Nº 10.947/2022: comparativo com a Instrução Normativa Seges/ME nº 01/2019

.

Print Friendly, PDF & Email

Especialista em Gestão Pública e Gestão Estratégica de Pessoas. Pós-graduanda em Licitações e Contratos. Graduada em Administração pela UFRN. Servidora do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações -MCTI, atuando como Pregoeira e Coordenadora de Licitações, Compras e Contratos. Autora de artigos sobre o tema Planejamento das Contratações, dentre outros, e palestrante na área de contratações públicas.

.

 

Com a Lei nº 14.133/2021, o Plano de Contratações Anual assumiu uma nova posição no cenário das contratações públicas. O art. 12, inciso VII da Lei, traz que a partir de um documento de formalização da demanda poderá ser elaborado, pelos entes federativos, um Plano de Contratações Anual – PCA, o que proporciona uma maior relevância a esse instrumento de governança das contratações.

Vale frisar que, na esfera federal, já havia essa obrigatoriedade nos termos da Instrução Normativa nº 01/2019 da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.

Entretanto, em janeiro de 2022, com a finalidade de regulamentar o inciso VII do art. 12 da Nova Lei de Licitações, foi publicado o Decreto nº 10.947/2022.

Esse normativo em comparação à antiga norma, traz algumas mudanças, principalmente em resposta às recomendações realizadas pelo Tribunal de Contas da União – TCU por meio do Acórdão nº 1637/2021 do Plenário.

O Acórdão do TCU nº 1637/2021- Plenário, originou-se de uma auditoria realizada com 72 órgãos da Administração Pública Federal com o objetivo de avaliar se o Plano Anual de Contratações tem contribuído para o aperfeiçoamento do planejamento das contratações públicas.

Dentre as recomendações elencadas no referido Acórdão pode-se destacar:

.

– flexibilizar a exigência do nível de descrição dos itens a serem inseridos no sistema, atualmente atrelados aos catálogos Catmat e Catser;

– elaborar orientação para que os órgãos e entidades integrantes do Sisg estabeleçam normativo interno e/ou processo de trabalho relativo ao PAC;

– necessidade de elaboração de um calendário de compras contendo, além da data desejada da contratação ou da renovação de contrato, pelo menos, informações sobre a duração estimada do processo da contratação, distinguindo as fases interna e externa, e a data esperada para o início do processo de contratação;

– implementação, pelos órgãos, de plano de comunicação interno com ações de divulgação sobre o PAC, entre outros pontos.

.

Diante disso, as principais alterações apresentadas pelo Decreto nº 10.947/2022, as quais, inclusive, buscam atender às recomendações do Acórdão do TCU nº 1637/2021- Plenário estão detalhadas no quadro abaixo:

.

Dos apontamentos acima, é possível construir mais dois quadros:

Em relação aos prazos de elaboração do Plano, assim como na Instrução Normativa nº 01/2019, o Decreto define bem os períodos:

.

Quanto ao período de revisão e redimensionamento, enquanto a Instrução Normativa nº 01/2019 trazia três períodos, o Decreto consolidou dois desses prazos, reduzindo essa etapa em dois momentos:

.

Versão formatada para download (.pdf)

..


REFERÊNCIAS

Tribunal de Contras da União. Acórdão nº 1637/2021 – Plenário. Ministro Relator Augusto Sherman Cavalcanti. Disponível em: https://bit.ly/34jA2T6. Acesso em: 26.01/2022.

Decreto nº 10.947/2022. Regulamenta o inciso VII do caput do art. 12 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, para dispor sobre o plano de contratações anual e instituir o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Disponível em: https://bit.ly/3o8XU2D. Acesso em: 28.01.22.

Instrução Normativa SEGES/ME nº 01/2019. Dispõe sobre Plano Anual de Contratações de bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação e comunicações no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional e sobre o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações. Disponível em: https://bit.ly/34emvMr. Acesso em: 28.01.22.

.


Referência bibliográfica deste texto: 

LEONEZ, Angelina. Principais alterações no plano de contratações anual trazidas pelo decreto nº 10.947/2022: comparativo com a Instrução Normativa SEGES/ME nº 01/2019. 2022. Disponível em http://www.olicitante.com.br/principais-alteracoes-plano-contratatacoes-anual-decreto-10947.

.

Versão formatada para download (.pdf)

.

Compartilhe essa informação:

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe a informação: