plataforma-fraude-licitações-licitante

.

Descobrir se uma pessoa que já faleceu continua recebendo um benefício social ou fazer o cruzamento de dados de programas sociais com renda de cidadãos de forma rápida, prática e precisa, combatendo assim possíveis fraudes. Estes são alguns dos objetivos da Plataforma de Análise de Dados do Governo Federal (GovData). A solução digital foi lançada, nesta sexta-feira (5), pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

A nova solução digital também possibilita o monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas, racionaliza o gasto público e amplia a oferta de serviços públicos digitais. “A GovData é uma preciosa ferramenta de tecnologia para o gestor público. O uso dos dados fornecidos na plataforma permitirá uma análise mais ágil das políticas públicas, como na concessão ou pagamento de benefícios sociais”, exemplifica o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Dyogo Oliveira. A nova plataforma é uma das ações resultantes do Decreto nº 8.789, que dispõe sobre o compartilhamento de bases de dados na administração pública federal.

Para implantar a GovData, o MP analisou diversos contratos vigentes. Entre eles foi realizada uma simulação do novo modelo em uma contratação do próprio ministério somente para base de dados. A análise resultou em uma possível economia de R$ 22 milhões para os cofres públicos. Esta redução pode ser ainda maior, pois mais de 200 órgãos poderão utilizar a plataforma.

Além das bases de dados, também estarão disponíveis, no novo ambiente digital, a infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e também as ferramentas necessárias para realizar o cruzamento de informações. “Nosso objetivo é simplificar o dia a dia do gestor público, que poderá focar o seu trabalho em entregas para o cidadão brasileiro”, disse Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MP.

A solução disponibiliza, atualmente, as 20 bases de dados mais acessadas do governo federal. Entre elas está o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). No próximo mês de agosto, estarão disponíveis mais dez bases e, até o fim do ano, esse número deve aumentar com a inclusão de novas bases de dados de órgãos que aderirem à solução.

A diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, explica que a GovData utiliza os conceitos de big data e analytics para integrar e concentrar as principais bases do governo federal em uma única plataforma. “Esta plataforma gera informações estratégicas por meio de ferramentas de descoberta e mineração de dados e de análises estatísticas e cognitivas. Desta forma, o cruzamento e a comparação das informações podem ser feitas de forma robusta, apoiando a elaboração e o acompanhamento da execução de políticas públicas”, destaca Glória. Segundo ela, a solução trará padronização e economia com a concentração em um único ambiente.

A GovData está disponível para todos os órgãos federais. Para ter acesso às bases, no entanto, os órgãos responsáveis pelos dados precisarão autorizar seu uso, mantendo assim a segurança e o sigilo das informações. Para mais informações sobre como fazer a adesão à plataforma, entre em contato com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) pelo seguinte endereço eletrônico: [email protected].

Benefícios da GovData

  • Facilita o cruzamento de dados, ao reunir em uma única plataforma diferentes bases de governo
  • Simplifica o acesso e a valiação de gestores públicos a informações governamentais
  • Permite a troca de informações entre os órgãos aderentes à solução
  • Auxilia o desenvolvimento e o monitoramento de políticas públicas
  • Propicia economia nos custos de armazenamento, processamento e análise de dados
  • Favorece processos de controle e auditoria
  • Possibilita a melhoria contínua dos cadastros governamentais

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

.

.


2017-09-11T14:04:47+00:00